Os humidificadores e desumidificadores são duas das opções escolhidas para manter a humidade relativa ideal.
Se já eram produtos utilizados no passado, a chegada da COVID-19 colocou no topo a importância de um ar saudável e as condições de humidade estável.
Embora ainda não existam dados certificados, parece haver alguma relação entre o nível de humidade, a temperatura e a probabilidade de infeção. A distância entre 40 e 60% de humidade, geralmente recomendada para a saúde, também parece ser a altura em que o coronavírus é menos eficaz.
O que torna os humidificadores e desumidificadores tão populares?
— Preço reduzido.
— Tamanho reduzido.
— Melhor nível de conforto.
— Controlo do excesso e da falta de humidade.
— Saneamento do ar.
Boas características que colocam ambos os produtos como mais desejados nas listas de compras, mas quão eficazes são na luta contra a humidade?
Boa solução numa casa saudável.
Na Murprotec conhecemos muito bem este tipo de aparelho.
São boas soluções em casas limpas e sem humidade, mas fora desses casos podem ser mais um problema do que uma solução.
Não acabam com a humidade.
Algo que coloca de fora uma das maiores reivindicações de ambos os aparelhos.
Reduzir ou aumentar o nível de humidade relativa, em nenhuma circunstância, é capaz de eliminar a origem da humidade.
Antes de utilizar estes dispositivos, é importante não ter fontes de humidade em casa, uma vez que a falsa sensação de segurança fornecida pelos desumidificadores pode fazer-nos ignorar a humidade estrutural.
Curam o ar, não o renovam.
Tanto os humidificadores como os desumidificadores têm filtros que permitem curar o ar que absorvem, mas (exceto alguns modelos avançados e caros) não renovam o ar.
Isto faz com que o ar que respiramos seja o melhor dentro do húmido baixo, mas não ofereça o nível de saúde de que precisamos.
Têm um raio de ação reduzido.
Ao selecionar um destes dispositivos, devemos lembrar que se destinam, na maioria dos casos, a espaços pequenos (normalmente menos de 25 metros quadrados).
Isto significa que todas as condições que têm um efeito total em sua casa não são atingidas a menos que tenha mais do que um dispositivo.
Criam uma sensação de falsa segurança.
Encontramos muitas casas com desumidificadores que sofrem de graves problemas de humidade.
A sensação de conforto oferecida por este tipo de soluções pode ser muito prejudicial se disfarçarem um problema de humidade.
Qual é a melhor solução antes de optar por um desumidificador ou humidificador?
Acabe com a fonte de humidade.
Tão simples quanto brusco. Acabar com a fonte de onde vem a humidade fará com que os seus aparelhos de condicionamento funcionem menos e o façam de forma mais eficaz.
Terá ar mais limpo e sem agentes patogénicos e será garantia de que a sua casa está protegida contra humidade indesejada.
Existe uma solução de um passo?
O nosso CTA (Centro de Tratamento de Ar) é instalado após a remoção da humidade da sua casa e fornece ar renovado, a uma temperatura e nível de humidade ótimo para manter o ar em casa saudável.
Uma solução única e profissional com o selo de garantia de 30 anos que só os mais especialistas podem fornecer.