O tempo já não é tão imprevisível como antes, contudo a tecnologia avança de forma a que nos protejamos do mau tempo.
Tudo isto não significa que, em certos momentos, encontremos fenómenos para os quais não estamos bem preparados.
No mês de janeiro assistimos ao tufão Glória, que ocupou os primeiros minutos de cada telejornal e as primeiras páginas de todos os jornais e meios digitais.
Acontecimentos como estes colocam em cima da mesa problemas nas infraestruturas, habitações e lojas, que muitas vezes não podem ser resolvidos. A força da natureza é poderosa, mas nem tudo é impossível.
Estes tipos de fenómenos são acompanhados por efeitos secundários menos nocivos, mas muito irritantes. O vento, a chuva forte ou a neve podem trazer à luz problemas nas nossas casas que, no futuro, podem nos dar dores de cabeça.
Proteção contra água.
A parte mais dura durante as tempestades é enfrentar as precipitações. Regra geral, os muros da nossa casa são projetados para suportar um volume determinado de água. Quando as características do material são ultrapassadas a água pode passar para as paredes, por infiltrações laterais, ou subir pela própria capilaridade dos materiais.
Isolar a nossa casa da água e das futuras humidades, não só irá evitar os estragos típicos da humidade: manchas, mau cheiro, falhas de energia e sensação de frio. Caso contrário, evite colocar em perigo a estabilidade da sua casa.
A Murprotec, empresa europeia líder em tratamentos contra a humidade, defende a postura preventiva e os meios para evitar que a humidade seja um problema para a habitação.
Os fenómenos atmosféricos agressivos podem ser um perigo, mas também uma janela de oportunidade para verificar as defesas que a nossa habitação tem.
Fissuras, tubos e avarias.
Depois da chuva, do vento e do frio, a calma chega. O momento perfeito para detetar sinais de humidade.
Nos pisos é importante verificar os quartos que visitamos menos e que são mais propensos a ter problemas de humidade. Detetar pequenas poças, fugas ou fissuras na parede tende a ser um sinal muito obvio de humidade. Algo que não é tão comum nos apartamentos, mas sim nas garagens, caves e, acima de tudo, arrecadações.
É importante também, estarmos atentos ao estado no nosso apartamento. Verificar os armários altos ou a sensação térmica dos quartos, poderá informar-nos sobre a humidade escondida nas paredes.
No caso das casas unifamiliares podemos estar atentos quando a rua fica alagada da chuva. É fácil para o excesso de água, chegar ao jardim e, mais tarde, aos muros da nossa casa. É igualmente importante verificar que os tunos exteriores estão limpos.
E quando já tenho o problema em casa?
Os especialistas são claros: diagnóstico e solução definitiva.
A prevenção por si só, pode não ser suficiente. Se detetar um problema de humidade em sua casa não deixe passar, não recorra a métodos ineficazes. A Murprotec, com mais de 70 anos de experiência por trás, facilita-lhe a vida. Um diagnóstico gratuito para determinar o problema e uma solução à medida do mesmo.
Sempre que o céu escurece, certifique-se de que a sua casa está salvaguardada de qualquer problema. Contrate profissionais e esqueça o frio, a chuva e o vento.