Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

Tratamentos anti-humidade

Inicio / Tratamentos anti-humidade

NEM TODOS OS TRATAMENTOS ANTI-HUMIDADE SÃO EFICAZES

Ceras líquidas e tintas hidrófugas

Estes tratamentos consistem na aplicação de tintas ou ceras impermeabilizantes na parede em que são visíveis a humidade e as manchas de bolor.

O verdadeiro problema da humidade por condensação não é a manifestação da mancha, mas sim o excesso de humidade na atmosfera da casa. Qualquer intervenção contra a condensação só será eficaz se eliminar este excesso de vapor de água As ceras e as tintas escondem o problema, mas não o eliminam.

Ventiladores e respiros

Estes sistemas de ventilação permitem renovar o ar da vivenda ou habitação, e evacuar uma parte da humidade para o exterior. Porém, não são soluções suficientemente potentes para evacuar toda a humidade, pois não eliminam a humidade remanescente nos elementos porosos (colchões, almofadas, cortinas,...), que continuam a produzir permanentemente condensação. Por outro lado, implica uma perda contínua de calor.

ELECTRO-OSMOSE

A eletro-osmose consiste na troca da polaridade do elemento construtivo afetado pela humidade. Esta troca de polaridade é feita através da aplicação de um campo elétrico sobre a parede com o problema.

Graças à carga de equilíbrio elétrico, estes elementos repelem-se. Em princípio seria o que aconteceria com a água no interior do elemento afetado, que seria expulsa da parede devido a este equilíbrio de polaridade.

Mas a verdade é que, apesar de o tratamento reduzir a humidade, não a elimina. Por outro lado, trata-se de um tratamento que impõe que o fluxo elétrico não seja interrompido. Se faltar a eletricidade, produz-se um efeito de ricochete e a humidade volta a aparecer.

Paredes falsas de Pladur

Instalar uma parede falsa de Pladur não é mais do que mascarar o problema.

A parede falsa evita que a humidade seja visível, mas não a elimina. Além disso, acarreta outro problema: ao não se poder ver a zona afetada, podem estar a produzir-se problemas graves do outro lado da parede sem que se dê conta disso.

Por outro lado, o problema torna-se ainda mais grave, porquanto a ventilação da zona sofre uma redução.

Paredes com cavidades

Este tratamento consiste na recolha das fugas de água através da parede interior por meio de um sistema de drenagem que conduz a água assim recolhida para o sistema geral de esgoto de águas servidas da casa. Adicionalmente, todo este sistema é encerrado por um tabique, normalmente ventilado.

Trata-se de um método ineficaz, dado que a parede afetada continua a estar molhada e em contacto com a atmosfera, pelo que se continua a deterior. Além disso, apesar de a cavidade ser ventilada, continuará sempre a ser produzida humidade de condensação no seu interior, o que pode agravar o problema.

VENTILAÇÃO NATURAL

É sempre aconselhável abrir as janelas e renovar o ar da vivenda ou da habitação pelo menos uma vez por dia, mas isso nunca pode ser entendido como uma solução para o problema da humidade por condensação, uma vez que, para que este problema pudesse ser resolvido através da ventilação seria necessária uma ventilação permanente, inclusive durante a noite. O que é impossível durante as estações frias. E, muitas vezes, nem assim o problema ficaria resolvido.

AQUECIMENTO

Quanto mais quente estiver o ar, mais humidade conterá, mas haverá sempre superfícies frias em contacto com o exterior (pontes térmicas). O aquecimento é caro, e a tendência atual é limitar este tipo de custos. Importa não esquecer que quanto mais húmido estiver o ar, maior será a quantidade de energia necessária para o aquecer e o manter a uma dada temperatura.

Absorvedores de humidade

Permitem absorver o excesso de humidade de volumes limitados (armários). A sua capacidade de extração é demasiado fraca para tratar eficazmente toda uma divisão. A longo prazo, esta é uma solução que se torna muito cara e cujos resultados não são muito eficazes. São produtos químicos que devem ser manipulados com cuidado.

Limitar a produção de vapor de água

É demasiado difícil mudar os hábitos dos habitantes da casa: pedir-lhes que suspendam ou limitem as suas atividades relacionadas com as fontes de vapor de água é impossível.

É necessário utilizar um tratamento da humidade específico.

Comece JÁ a resolver o seu problema de humidade, ficando a conhecer em apenas 3 passos a causa, como eliminá-la e quanto custa: