Número 1 en Europa     60 años de experiencia
800 91 30 55 CHAMADA GRATUITA - DAS 8:00 ÁS 22:00

O arquiteto responde

Inicio / O arquiteto responde

Tem dúvidas sobre como aplicar os tratamentos de humidade mais adequados para a sua vivenda ou habitação? Na MURPROTEC colocamos à sua disposição os conhecimentos técnicos e a vasta experiência profissional do arquiteto Ricardo Cañada (número de inscrição na Ordem dos Arquitetos 12050 através do COAM, o "Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid"), que responderá a todas as suas perguntas relacionadas com a área da construção civil e da humidade.

Se quiser colocar alguma questão técnica sobre a humidade ao arquiteto, só tem de lhe enviar uma mensagem de correio eletrónico para o endereço arquitecto@murprotec.es.

Verificamos que aparecem gotas de água nos vidros e achamos que é por el Climalit. Será que a nossa casa tem um problema de umidade ?
Quando aparecem gotas de água nos vidros, isso não tem que ver com o tipo de vidro em si, mas antes com o excesso de vapor de água no ambiente da casa.Este vapor atinge o ponto de condensação quando a saturação de água no ar e a temperatura de uma superfície faz com que o vapor de água se condense ao ponto de se liquefazer e se converter nas gotas de água nas janelas.É destas gotas nos vidros que nos estão a falar. Ou seja, são exclusivamente sinais de um excesso de água no ambiente da casa, ou, por outras palavras, é uma patologia de condensação.
Recomendaram-me o pedreiro de confiança da família para instalar painéis de Pladur para evitar a humidade. Por que razão não os devo instalar?
A humidade manifesta-se em painéis devido à condensação do excesso de vapor de água que existe no ambiente da vivenda ou da habitação. O que faz com que as paredes fiquem molhadas. Este fenómeno produz-se sobretudo em paredes frias, viradas a Norte. Ao ficarem molhadas, o fungo Aspergillus deposita-se nos painéis húmidos, formando a típica mancha de bolor provocada pela condensação. A solução para este problema nunca será instalar um painel de Pladur e, dessa forma, provocar um isolamento ainda maior em relação ao exterior (o dito painel, ao evitar o frio direto sobre a parede faz com que ela não atinja a temperatura fria necessária para que a água se liquefaça, e, por conseguinte, o bolor não se vai depositar na parede, quer dizer, pode resolver a questão da mancha).O problema de salubridade da casa, e que pode chegar a afetar a própria estrutura da casa, não é a mancha, mas sim o excesso de vapor de água no ambiente da vivenda ou habitação. E este é um problema que não se resolve com um painel de Pladur. Pelo contrário, isso só iria servir para aumentar a falta de transpiração, e, apesar de evitar a mancha, ia contribuir para tornar o problema mais grave.Os especialistas da MURPROTEC irão deslocar-se a sua casa para avaliar a gravidade do problema de condensação e irão aconselhá-lo, sem qualquer compromisso, sobre a forma mais eficiente de acabar para sempre com a humidade e de desfrutar no seu lar de um ar saudável.
O meu marido diz que o problema de humidade na cave da minha moradia não tem solução; surgem manchas nas paredes da garagem e a tinta fica lascada; pintamos as paredes todos os anos, e todos os anos é a mesma coisa: aparecem as manchas e a tinta lasca. Agora, além disso, os azulejos da parede começaram a desfazer-se. Existe alguma solução para o problema?
Existe sempre uma solução para um problema de humidade. Provavelmente, a parede de azulejos será uma parede em tosco, e é uma parede mestra ou de contenção de terras. A água do terreno infiltra-se para o interior da garagem através da sua parede. Esta água, e os sais que estão dissolvidos nela, ao oxidarem em contacto com o ar, vão corroendo e decompondo a parede, fazendo com que ela perca aquilo a que nós, arquitetos, chamamos de “a sua capacidade portante”, ou seja, a sua resistência. O que se pode vir a transformar num grave problema estrutural para a moradia. Se os azulejos ou as suas juntas já se começaram a desfazer, o tratamento tem de ser feito de imediato. O tratamento a realizar dependerá da localização e do alcance da humidade. A MURPROTEC enviará um técnico a sua casa para que ele faça um diagnóstico completo e gratuito que a ajude a encontrar a melhor solução para o seu problema.
Antes do mais, desde já muito obrigado pela sua resposta. Gostaria de saber se há solução para umas manchas que surgem na parede, a partir da altura do solo, na parte da minha casa que dá para a rua; o meu irmão disse-me que, ao viver num piso baixo e sem garagem, se trata de capilaridades. É verdade? E, se assim for, como é que se tratam?
Efetivamente, o seu irmão pode ter razão, já que a humidade que descreve tem grandes hipóteses de se tratar de humidade por capilaridade. Em que consiste esta patologia? Pois é muito simples, é o efeito da absorção da água através dos poros de um material. É como quando se coloca um torrão de açúcar sobre um café sem o deixar mergulhar e se pode ver como o torrão absorve o café e este sobe pelo torrão. Pois o que está a acontecer com a sua parede é a mesma coisa. Nas construções mais recentes, para evitar este problema, coloca-se uma lâmina plástica dentro da parede que a divide horizontalmente e que impede a subida da água por capilaridade. Existem tratamentos definitivos e garantidos para quando este tipo de problemas aparecem num edifício que precisa destas impermeabilizações. Os especialistas da MURPROTEC far-lhe-ão uma análise pormenorizada do seu problema de humidade para lhe proporem o tratamento mais adequado para o resolver.